Sobre

O Fortaleza em Mapas

A Plataforma

Desenvolvida pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), a plataforma Fortaleza Em Mapas foi criada com o objetivo de disponibilizar informações georreferenciadas produzidas principalmente pelo poder público e assim proporcionar ao cidadão o acesso à informação sobre a cidade de Fortaleza e o perfil do seu bairro.

Os mapas reúnem assuntos urbanísticos organizados em categorias, disponíveis para downloads em diversos formatos.

A plataforma também possibilita a comunicação do cidadão com o IPLANFOR através do canal de atendimento do site, o “Fale Conosco".

work

Categorias

...

INFRAESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

Mapas relacionados com a infraestrutura urbana da cidade de Fortaleza, além de indicadores por bairro.

...

TERRITORIAIS

Mapas com informações gerais a respeito do território de Fortaleza.

...

PROJETOS DA PREFEITURA

Mapas vindos do MAPPFOR.

...

SOCIOECONÔMICOS

Mapas sobre as atividades e indicadores econômicos.

...

FORTALEZA 2040

Mapas sobre os planos setoriais e suas atualizações.

...

LEGISLAÇÃO

Mapas dos zoneamentos, com as informações particulares de cada zona, além de informações adicionais para estudos sobre uso do solo ou consultas cadastrais.

...

BOLETINS EPIDEMIOLÓGICOS

Mapas sobre a evolução das doenças em Fortaleza.

...

TURISMO

Mapas sobre o setor do turismo.

Muitos Mapas...

e diversas possibilidades!

  • Georreferenciamento

    Mais de 522 mapas com informações diversas sobre a cidade de Fortaleza.

  • Sobreposição de Mapas

    Sobreponha vários mapas para cruzar e analisar informações.

  • Controle de Visualização

    Ao carregar um ou mais mapas, ative somente a visualização dos mapas que interessarem. Isso torna o exibição mais limpa e facilita a análise.

  • Controle de Classes

    Em mapas quantitativos, controle a quantidade de classes da legenda. A intensidade de cada cor será atribuída automaticamente.

  • Autonomia de Cores

    Com a ferramenta de edição de cores, o usuário tem a liberdade de modificá-las de acordo com a sua necessidade e gosto, proporcionando um visual personalizado.

  • Pesquisa Inteligente

    Encontre os mapas ao navegar pelas categorias ou pesquise por nome. A busca revela, além dos mapas, as subcategorias.

  • Interface Amigável

    Com foco na experiência do usuário, projetamos uma navegação intuitiva e rápida, sem abrir mão das diversas funcionalidades.

  • Download em Vários Formatos

    Baixe os mapas em diferentes extensões e trabalhe as informações da forma mais adequada aos seus objetivos.

Conheça o formato dos mapas para download

O “shape” é um tipo de arquivo que representa uma feição ou elemento gráfico, seja ela em formato de ponto, linha ou polígono e que contém uma referência espacial (coordenadas geográficas). O “shape” é um conjunto de vários arquivos. Três arquivos individuais são obrigatórios para armazenar os dados do núcleo que compreende um shapefile. São eles o arquivo “.shp”, o arquivo “.shx” e o arquivo “.dbf”. Outros arquivos podem ser gerados a partir deles: o “.prj”, o “.sbn” e o “.sbx
KML é um formato de arquivo usado para exibir dados geográficos em um navegador, como Google Earth e Google Maps para celular. O KML utiliza uma estrutura de tags com elementos e atributos aninhados e se baseia no padrão XML. Todas as tags diferenciam maiúscula de minúscula e precisam aparecer exatamente como estão listadas na Referência de KML. A Referência indica quais tags são opcionais. Em determinado elemento, as tags devem aparecer na ordem mostrada na referência.
O arquivo CSV é um arquivo de texto com formato específico para possibilitar que os dados sejam salvos em um formato estruturado de tabela. Em vez de armazenar informações em colunas, os arquivos CSV armazenam informações separadas por vírgulas. Quando o texto e os números são salvos em um arquivo CSV, é fácil movê-los de um programa para outro, por exemplo do Qgis para o Excel.
O arquivo PDF é ideal para rápida visualização e impressão de mapas, porém, sem liberdade de edição. Além de poderem ser gerados automaticamente pelo usuário, especificando o recorte e os mapas carregados, existem diversos mapas em PDF que foram concebidos por arquitetos da PMF, que promovem uma visualização adequada de diferentes áreas e temas específicos.
O GeoJSON é um formato de arquivo aberto amplamente utilizado para representar dados geoespaciais em formato de ponto, linha ou polígono. Ele contém informações de referência espacial, como coordenadas geográficas, e é compatível com uma variedade de ferramentas e plataformas de visualização de mapas. Sendo um formato aberto, o GeoJSON promove a interoperabilidade e facilita o compartilhamento e a colaboração de dados geoespaciais entre diferentes sistemas e comunidades.
work

Versão

Mobile

O Fortaleza Em Mapas é uma plataforma responsiva, que se adapta a diferentes dispositivos.

A versão mobile é uma alternativa para acessar de qualquer lugar e com todo o potencial de funcionalidades que a plataforma oferece. Experimente!

Ativar mapas

Navegue pelas categorias do menu e adicione quantos mapas desejar. Os mapas ativos serão sinalizados na parte inferior do menu.

1 /8
Ferramenta de busca

Pesquise mapas e subcategorias por palavra-chave.

2 /8
Organize as camadas

Organize a sobreposição dos mapas através da ordem das camadas. Também é possível removê-los.

3 /8
Personalize os mapas

Personalize as cores e opacidade para melhorar a harmonia entre os mapas carregados. Também é possível ocultar parcialmente o mapa clicando nos botões de visão.

4 /8
Personalize os marcadores

Também é possível modificar as cores, ocultar e mudar a quantidade de pontos aglomerados (clusters) dos mapas.

5 /8
Interaja com os elementos

Interaja com os elementos do mapa, como: dar zoom, mudar o mapa-base, ver delimitações, ver atributos e ocultar a legenda

6 /8
Imprima e tire fotos

Imprima os mapas carregados de forma automática ou selecionando a área desejada.

7 /8
Download de mapas e arquivos

Baixe qualquer mapa carregado em seus diversos formatos. Também é possível baixar arquivos relevantes anexados aos mapas.

8 /8